terça-feira, 22 de maio de 2018

André Valadão - Fortaleza Ao Vivo [Análise]


01. O DOM
Introdução perfeita. Início de álbum nota 10. Letra pequena, mas com conteúdo, além do arranjo bem feito. As viradas do instrumental está muito gostoso de ouvir. Ex.: quando para o sax e entra a guitarra e vice-versa. A voz está constante, normal, sem presepada. Nota 10 pra voz, também.

02. EU VOU VENCER
Introdução estilo banda pop/rock americana. Arranjo perfeito. Letra muito bonita. Não importa a causa... Deus está no controle e vamos vencer. Ele dá uns gritos na parte que diz "Com as pedras na cara", que lembra Thalles Roberto, mas isto não estraga a bela canção.

03. SOU DE JESUS [Participação Especial: Thalles Roberto]
Thalles Roberto já entra gritando. O instrumental está muito bom com uma pegada de reggae, mas sem deixar o pop - outro grito de Thalles Roberto. Nota 10 para arranjo e letra. Não gostei desta coisa de "Canta, Thalleco!" e "Canta, Dedé". Thalles faz uma pequena propaganda de seu livro, dando um mini testemunho,  e de seu CD falando: "Você sabe, neh, Dedé?... quase joguei minha vida fora. Doidão nas loucuras desse mundo... O Espírito Santo veio o poder dEle me chamou e hoje eu sou cheio da Glória dEle. Sai do Chão!". E para terminar, ele, claro, grita "Sejam Cheios do Espírito Santo!" com a voz daquele humorista que falava "Aí eu vou pra galera!".

eg.: O povo, principalmente evangélico, tanto falou mal de Marina de Oliveira por "tantas ousadias" que fez. E o senhor Thalles Roberto? Ele fala pras meninas segurarem a periquita e está tudo tranquilo? Vamos pensar!

04. SALMO 23
Introdução calma, mas logo entra bateria, ficando com uma pegada um pouco mais pesada. Começa, assim, mais uma versão do famoso Cântico de Davi. O som do órgão com a bateria ficou legal. Tem-se guitarra e sax, que abrilhantam mais a música. Nota 10!

05. MERGULHAR
Imagine uma boate com aquelas luzes de várias cores e aquela fumaça! É nesta onda que começa a música. Letra pequena, mas profunda, novamente. "Nada vai me afastar do amor de Deus... eu vou mergulhar no amor de Deus.".

06. QUERO AGRADECER
Com a introdução, pensa-se que é uma canção agitada. Mas logo se percebe que não. A melodia é muito gostosa de se ouvir. Pode-se dizer que é uma nova versão de "Meu Tributo" e/ou "Te agradeço". Muito bonita a letra e arranjo bem construído. O piano arrasa e logo depois entra o sax perfeitamente. Sua voz ecoa muito bem, também. Ele aumenta a frequência algumas vezes, mas sem bobeiras; é normal. Lembrei do Di Ferrero (NX Zero) cantando.

07. DESPERTA (Awake my soul)
Com a mesma pegada de "Quero agradecer", mais uma música para sentar no sofá e ouvir com tranquilidade. Lindo solo de guitarra. Precisamos ser renovados, despertados todos os dias. Ele fala sobre Ezequiel 37.

08. ESPONTÂNEO 'DESPERTA'
Eu não curto muito estas partes espontâneas, ainda mais depois de ver um famoso grupo treinando o espontâneo. Basta você pesquisar no youtube e verás. Mas este me soou verdadeiro. "Desperta minha alma... da morte pra vida"!

09. COM VOCÊ
Com um belíssimo solo de guitarra, começa a música. "Basta uma palavra de Nosso Deus para o milagre acontecer". O ritmo é tranquilo durante toda a música, ou seja, nem tão pesado nem tão lento, apenas constante. Ele usa uma técnica (eu acho) que a voz em algumas sílabas fica meio melosa. Não sei se acontece normalmente ou se é proposital. Eu estou achando que é para esconder o fato dele não conseguir pronunciar o R direito.

10. ESPONTÂNEO 'COM VOCÊ'
Sem muito chororô. Mandou a mensagem e ponto final. Insegurança, sujeira espiritual e solidão foram alguns temas abordados.

11. LIBERTADOR
Introdução ao piano, voz constante e tranquila, sem muita força/pressão ao cantar. Mais uma bela canção nem agitada nem lenta: gostosa de ouvir. "É na fraqueza que se aperfeiçoa o poder. Ele vem nos socorrer.". Arranjo, letra e voz nota 10. Finaliza com um pequeno espontâneo.

12. O QUE ELE DIZ QUE EU SOU (All He says I am) [Participação Especial: Mariana Valadão]
A voz de Mariana Valadão parece, em alguns momentos, com a voz da irmã quando ela aumenta a frequência. Linda música e linda interpretação de ambos.

13. LUGAR DE ORAÇÃO [Participação Especial: Ana Paula Valadão]
Ana Paula Valadão entra e o povo gosta. Com sua linda e doce voz, começa a canção. Música perfeita para ela interpretar. Que canção linda! Avivamento, restauração, um novo ser. "Tua paz inunda minha mente. Tua correção me trás a direção".

14. PRA SEMPRE TEU (Forever Yours)
Introdução simples, mas bonita. "O teu amor curou a minha dor!". Arranjo, letra e voz fazem desta a mais forte e profunda do álbum. Apesar de grande, não é enjoativa.

--------------------------------------------------------------------------

OBSERVAÇÕES FINAIS:
Produção musical - nota 10,0
Músicas - nota 9,0 (por causa da terceira faixa, na qual Thalles Roberto participa)
Arranjos - nota 9,5 (apesar de bonitos e com qulidade, foram simples. Não teve nada extravagante)
Voz - nota 10,0 (não teve presepada)
Arte - nota 10,0 (bom demais)
Instrumental - nota 10,0 (sem exageros e também, não muito simples)

                                   --------------------------------------------------------------------------

PRODUÇÃO ARTÍSTICA:
Produção artística maravilhosa! Parabéns para todos que participaram deste projeto!
O encarte parece aqueles discos lançados no Carnaval. Em nenhum momento parece ser um projeto evangélico, mas está muito bonito toda a produção de arte. Desde as fontes utilizadas, passando pelas cores, até o formato de pôster. Tudo muito lindo.

Designer: Diego Gouve
Projeto gráfico: www.IMAGINAR.com.br
Direção de arte: Marcus Castro
Fotos: Marcus Castro
Fotos do pôster: Marcus Castro e registro via Instagram pelos participantes da gravação
Assistentes de fotografia: Rodney Machado e Rodrigo Matos
Surfart e ilustrações da capa: Tom Veiga

Olhem por dentro como está perfeito:






***
LINKS IMPORTANTES:
***
MEUS ARTIGOS ACADÊMICOS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário